MODATEC

10 de dez de 2015

Finalização SENAI MODATEC 


No dia 19 de novembro de 2015, apresentei meu trabalho de conclusão do curso Técnico em Vestuário do SENAI MODATEC.
A enfase do curso é a gerencia do setor de produção de uma confecção. Desta forma, o trabalho final, diferente dos cursos de moda em geral,  não é focado somente na criação uma coleção, mas em todo o processo envolvido na produção dos modelo que a irão compor. 

Dia da apresentação à diretoria
Após cada aluno criar uma coleção com no máximo 15 peças, a diretoria do curso escolhe um modelo e simula um pedido de compra, especificando quantidade e numerações variadas.Com esta informação em mãos, desenvolvemos a modelagem e a peça piloto do modelo, aplicando  e aplicar todo conhecimento adquirido ao longo do curso como:calculo de tempo e custos diversos, quantidade de tecidos e aviamentos, maquinários a serem utilizados, números de funcionários envolvidos na produção.



Cada aluno desenvolveu individualmente sua coleção e teve a liberdade de produzir ou não sua peça em tecido original. 
Minha coleção foi inspirada em Minas Gerais e foi intitulada Cores e curvas de Minas. 
Abaixo mostro um pouco do desenvolvimento da minha coleção e as fotos da apresentação e encerramento do curso. 

Minha coleção e suas inspirações


Dia da apresentação do TCC

Dia da formatura, ao lado da minha mãe e grande incentivadora  


Trabalho de modelagem infantil


Para encerrar a disciplina de modelagem industrial do vestuário, a professora propôs um trabalho onde cada aluno desenvolvesse uma peça para o público infantil  inspirado em um personagem da Disney.

Escolhi a personagem Malévola, fada má da história da Bela Adormecida. 


Os desafios de pensar em uma peça infantil para menina, que não fosse uma fantasia e com cores tão diferentes das tradicionais, como por exemplo o rosa, me incentivaram ainda mais no processo de criação. 
Aqui neste link vocês podem ver a apresentação do meu trabalho, desde o processo de criação até a peça piloto pronta. 


Com este exercício a professora quis nos dar uma prévia do que será nosso projeto final para conclusão do curso técnico do vestuário.  Até lá vamos estar embasados para fazer pesquisa, criar a coleção e colocar em prática tudo que aprendemos no decorredor do curso.  

Como o encerramento desta matéria, avançamos mais uma disciplina do módulo II e daqui para frente o curso ficará mais interessante. Veja a grade curricular no post abaixo. 

Cada dia mais vou superando as dificuldades nos processos de confecção e tendo certeza de que estou fazendo as escolhas certas. 

Sobre o curso

O SENAI Horto é divido em escolas de ensino como, mecânica, elétrica, gráfica e moda.
Estudo no setor moda (MODATEC) que é divido em vestuário, calçados e bolsa.

Comecei em Março de 2014 o curso Técnico do Vestuário ( abaixo explicação). Consegui me matricular no curso através do programa do governo PRONATEC. O curso é totalmente gratuito e a qualidade de ensino, o acesso ao material didático e aos instrutores não se diferem em nada em relação aos cursos pagos oferecidos diretamente pelo SENAI.


A grade curricular é divida em módulos( abaixo conteúdo) e no momento me encontro no inicio do Modulo II, na metade da primeira disciplina que é modelagem industrial.


Em todas as disciplinas o curso é 90% pratico, desde o primeiro dia já vamos aprendendo e treinando ao mesmo tempo.


Na minha opnião de agora em diante é que o curso vai ficar mesmo interessante pois vamos entender realmente o sistema de produção de peças.

Vejam a baixo o Conteúdo e a grade curricular do curso:




2 comentários:

  1. Amei o modelito com inspiração na Malévola. Esta é uma pequena amostra de tudo de lindo que ainda está por vir através do seu talento. Parabéns, minha querida. Que este seja o primeiro de muitos e muitos e muitos... Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!


    Como foi o processo de fazer pelo pronatec? teve que fazer alguma prova?

    ResponderExcluir