17 de ago de 2015

Alceu Penna é 100!


Alceu Penna nasceu na cidade de Curvelo, Minas Gerais, mas ganhou todo o país com sua arte. Começou sua trajetória em 1938 no Rio de Janeiro como Ilustrador.  Ao criar suas pinups intituladas “As Garotas do Alceu” para a coluna da revista O Cruzeiro, despretensiosamente passou a ditar moda e comportamento.

Alceu foi mais que Ilustrador/Estilista. O mesmo também fez vários figurinos para peças de teatro e shows, inclusive para Bibi Ferreira e Carmem Miranda. Fez fantasias para concurso de carnaval, ilustrou livros de histórias infantis e fez inúmeros trabalhos gráficos.

Em uma época em as mulheres copiavam a moda ditada por Paris, “seu legado foi dar as brasileiras motivos para pensar criticamente sobre o que elas vestiam”, diz Gabriela Penna.  
  
O artista morreu em 1980, mas seu trabalho ainda nos encanta pela essência brasileira, por nos fazer reconhecer nos traços, nas cores a alegria de nosso povo.   

Em comemoração ao seu centenário o Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte cediou exposição que conta toda trajetória deste Artista que muito contribuiu para a Moda brasileira.

Vejam alguns detalhes da  exposição: 


















E por fim "As garotas Black do Alceu" essas sim me representam! 
















   
  



Um comentário:

  1. Oi Senhorita. Que tuuudo esta exposição. Sinto tanto desta vez nossas agendas não terem coincidido pois teria sido maravilhoso compartilhar com você , esta legítima "garota black do Alceu", deste programa sensacional. Obrigada por registrar e compartilhar conosco. Um abraço.

    ResponderExcluir