17 de jul de 2015

Mania de Brechó

Consumo consciente na moda

Desde a tragédia do desabamento do edifício que abrigava centenas de confecções em Bangladesh, intensificaram-se as discussões e as denuncias sobre a precariedade das condições de trabalho e a má remuneração a que as grifes multinacionais vem submetendo os trabalhadores em nome da Fast Fhasion ( moda rápida).

Questionar as  marcas e as lojas departamento sobre a forma como estão produzindo as roupas que chegam até nós são práticas fundamentais para enfraquecer essa cadeia de exploração da mão de obra humana e do meio ambiente. Porém o que mais ouço das pessoas é que ainda não é nada fácil só comprar de quem faz um trabalho ético e sustentável, seja pela pouca oferta ou pelo alto preço desse produto final. 

É verdade que esse é um longo caminho, mas há ações que sempre estiveram ao alcance de todos que é simplesmente avaliarmos se precisamos realmente de tudo isso que nos é ofertado. Reduzindo o consumo já será um impacto nessa cadeia de produção desenfreada.

Mania de Brechó

Criatividade é a palavra chave! Há muitas alternativas para conseguir um look novo e ao mesmo tempo ir contra essa corrente, uma delas é o Brechó.    
Sei que muitos tem uma visão preconceituosa sobre brechós, pois geralmente vem logo a cabeça um lugar com araras abarrotas, roupas cheirando a mofo  e peças já desgastadas.
Mas visitei um brechó e comprovei que da sim para renovar o guarda roupas, ter preços justos e contribuir para que o ciclo de uma peça dure mais, por consequência, impactando no Fast Fashion.


Com um pouco mais de um ano de inauguração da loja, Tânia, a proprietária do Mania de Brechó,
conseguiu dar ao local um ar Vintage e aconchegante ao mesmo tempo que contrasta com peças de roupas atuais. A mesma diz que seu público é diversificado e nos últimos meses tem percebido um aumento na procura e que a maioria desses novos clientes tem em seus discursos a preocupação com a sustentabilidade e com um consumo consciente.

Dizendo a Tânia sobre o preconceito que muitos tem com as roupas de brechós pelas mesmas já serem usadas levantando a questão da higiene, a mesma me disse a seguinte frase: " E nas lojas de departamento não são? E as muitas provas e trocas? É possível até encontrar roupas manchadas e até com cheiro de perfume. Acrescentou que tem convenio com lavanderia e que quando compra as roupas faz uma seleção do que está em bom estado e do que tem que ser higienizado. Além disso não descuida da manutenção diária das peças aplicando solução anti-mofo e cuidando para que não acumule poeira.

O Mania de Brechó fica localizado Rua Pouso Alegre, bairro Floresta em Belo Horizonte, local tradicionalmente conhecido por ter vários Brechós, mas com certeza este se diferencia pela decoração e pela forma de oferecer seus produtos.



Araras super organizadas com as peças dispostas por cores e em quantidade balanceada para que seja possível manusear e visualizar cada roupa.



Confesso que queria na verdade comprar a decoração ( mas essas não estão à venda, rsrs) Olhem os itens : carrinho de chá, telefones, maquinas de escrever, despertador, enlouqueci! 


   



Quase perdi o foco, mas bem, voltemos as roupas...rsrs  
Comprei um moletom, uma bata e ainda trocei umas peças que levei por um casaquinho de linho. Gastei menos de R$100,00 para adquirir 3 peças em excelente estado. 

Outro detalhe, para quem se liga em marcas, os brechos são uns verdadeiros Out Lets, pois geralmente ninguém fica "apegado a etiqueta" e as peças são tratadas como roupas comuns e o preço é definido somente pelo seu estado de conservação.



Passei quase duas horas no Manina de Brechó.Comprar em brechós exige tempo e paciência para vasculhar as araras atrás de algo que realmente você goste. Mas também é muito prazeroso encontrar uma peça boa, com um preço melhor ainda!   

Espero que este post incentive a reflexão sobre o consumismo não só na moda, mas em todos os seguimentos da nossa vida e também para pensar em alternativas que contribua diretamente para o declínio do Fast Fhahion e sua escravidão. 

Tânia, a proprietária do Mania de Brechó e eu

Sabia mais:

Visite o Mania de Brechó:
Rua Pouso Alegre, 1354, Floresta-BH/MG- Tel.: 3324-0015 



Um comentário: