28 de mar de 2015

Palestra Ronaldo Fraga





Na última quinta-feira (26/03), tive a oportunidade de assistir à palestra "A influência de Zuzu Angel no mundo da moda", ministrada pelo estilista Ronaldo Fraga. O evento aconteceu no Núcleo de Criação e Designer - Plug Minas, em Belo Horizonte. 
Ronaldo Fraga realizou em 2001 um desfile da coleção " Quem matou Zuzu Angel e nos descreveu como foi pesquisar a vida dessa grande mulher, que transformou a dor e a revolta pela perda do filho, em arte e moda. 

A estilista brasileira, Zuzu Angel nasceu em Curvelo – MG e ficou internacionalmente conhecida por denunciar a morte de seu filho Stuart, durante a Ditadura Militar no Brasil. Ela enfrentou as autoridades da época e tornou pública, inclusive no exterior, a busca pelo corpo do filho, cujos militares insistiam em ter como desaparecido. 


Através da exibição de vídeo do desfile, Ronaldo Fraga nos contou detalhes sobre a elaboração de cada peça e o significado de cada item: cor, recorte, desenhos e tudo mais da coleção. A descrição passou pela decoração feita com bonecos em algodão cru, pendurados ao longo da passarela em posição de tortura. Ele também nos contou sobre a escolha da música de abertura do desfile, “Bandeira Branca” que na voz de Arnaldo Antunes ficou linda e realmente nos toca. (confira no player abaixo):



Além do tema central da palestra, Ronaldo também nos contou um pouco sobre sua trajetória. Respondendo perguntas da plateia, registrou suas impressões sobre a moda brasileira, apontando as dificuldades e o caminho a ser seguido pelos futuros estilistas: "Um bom estilista tem que ter um olhar difuso sobre o negócio moda, a moda não é só criação, não é só o tecido, não é só a costura. Nesta nova geração, o que me preocupa é que ela vive de síntese, que é o que o internet oferece. Não existe a pesquisa. Não se aprofunda em pesquisa para nada e este é o grande empecilho para que tenhamos grandes nomes na moda brasileira".   

Já conhecer previamente a história de Zuzu Angel e também a coleção do Ronaldo Fraga, através da exposição realizada no Centro de Referência da Moda, foi para mim um ponto positivo e que me permitiu tirar maior proveito desta oportunidade. Porém, assistir ao vivo Ronaldo Fraga expondo sobre seu processo de criação foi enriquecedor para minha trajetória a caminho da profissionalização.
      Ronaldo Fraga, Mayla,eu e Débora, após a palestra.    

3 comentários:

  1. Interessante! Não duvido que a moda seja muito mais que tecidos. Seguramente é resultado de um complexo processo.
    Adorei a sua visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo Fraga é, sem dúvida, um expoente da moda no Brasil e um orgulho para Minas Gerais. Sua visão tão particular e sua extrema sensibilidade sobre as questões sociais, aplicadas à moda e ao designer é sempre surpreendente, e um prazer a ser apreciado a cada nova coleção. Juh, imagino seu entusiasmo e emoção escutando-o ao vivo e poder estar ao lado dele nesta foto. Continue seu caminho sempre atenta aos seus sonhos e toda sua capacidade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Precioso tu sitio, felicitaciones!
    Con tu permiso me quedo para seguirte, abrazos!

    http://bajolalupadegiglio.blogspot.com/

    ResponderExcluir