2 de jan de 2015

Máquinas de Costura em Ouro Preto


Famosa pela sua arquitetura colonial e pelo fator histórico de ter sido explorada pela grande extração mineral e de ouro no século XVII, Ouro Preto é considerada desde 1980, pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade. A Cidade atrai turistas do mundo todo e a Mina do Chico Rei é um dos lugares bastante visitado. 

O lugar é muito interessante, na frente tem a casa do descendente do Chico Rei( acho que tataraneto, não me lembro bem do "causo"), em seguida por um corredor chegamos a um salão que dá passagem para uma área verde com restaurante e a entrada da famosa mina.

Enquanto todos se admiravam com as cavernas extensas formadas pelas escavações feitas pelos escravos na procura do ouro, eu ficava louca era com o que estava exposto no salão: várias máquinas de costura, rádios e objetos antigos.

O ambiente é escuro, por isso as imagens não ficaram boas, mas pra quem é amante desse universo da costura, dá pra ter uma ideia do tesouro que estava diante dos meus olhos...




Fiquei triste com o péssimo estado de conservação e da forma que são acondicionadas (todas amontoadas), um patrimônio desses tem que ser preservado com todo carinho.


2 comentários:

  1. Juliana

    Uma vez,em MG, parei em um lugar para almoçar e ao ar livre haviam 3 ou 4 máquinas de costura sem os pés apodrecendo em ferrugem. Fiquei com muita pena e tristeza em ver aquilo. Fiquei imaginando quantas histórias devem ter existido nas vidas das pessoas que costuraram nelas e o que pensavam enquanto coziam e agora ficam expostas à chuva e sol como se fossem uma coisa de nada. Não sabem valorizar objetos antigos.

    ResponderExcluir
  2. Mas ninguem da valor aos sentimentos dos outros, ainda existe a maquina de minha mãe,62 anos, onde minha mãe fazia roupas pra nós em casa, tenho maquinas antigas, tenho uma que tem 42 anos e só deixei de usa-la porque na minha cidade não tem quem conserta maquinas, mas tenho amor por todas, cada uma tem seu valor pra mim.Amo maquinas de costuras, elas tem muitas lembranças boas, sou costureira particular e costurar pra mim é uma terapia e é muito prazeiroso.

    ResponderExcluir