20 de jan de 2015

Exposição Ronaldo Fraga



A exposição "Moda e Literatura de Ronaldo Fraga,  esteve em cartaz de Julho a Dezembro no CRM (Centro de Referência da Moda) aqui em Belo Horizonte. A exposição homenageia os escritores Carlos Drummond de Andrade e  Guimarães Rosa, além de ser uma retrospectiva dos trabalhos do estilista. 

Os painéis  em exposição contavam um pouco de cada coleção. Fiquei hipnotizada pelas cores, ilustrações e frases soltas...




Após a visita fiz uma pesquisa para conhecer um pouco mais de Ronaldo Fraga e do que havia por trás de cada coleção desenvolvida e me surpreendi,  pois é uma bagagem ampla, diversa. Ele busca inspiração para suas criações em campos onde nem imaginamos, como álbuns de família, canções, marionetes, bibelôs...

Não consigo resumir em um post a riqueza de cada coleção. No site do Estilista, tem todas elas detalhadas, mas vou falar de algumas que gostei muito de saber mais a respeito:

1.Volta, quantas noites não durmo, inverno de 2004 - Inspirado na Letra e música do compositor  Lupicínio Rodrigues. 




2.Tudo é Risco de Giz - inverno 2009- Inspirado no espetáculo Giz de Álvaro Apocalypse, um dos fundadores do grupo Giramundo. 



Curiosidade: O figurino dos marionetistas deste espetáculo foram desenhados por Ronaldo Fraga ( imagem abaixo).


3. Descosturando Nilza- verão 2005/2006 - Homenagem a D. Nilza, costureira e amiga de Ronaldo Fraga há mais de 15 anos. No anonimato da profissão, junto com Ronaldo participou do processo de criação de várias coleções. A homenagem é também a todas as costureiras - profissão em extinção, como diz o próprio Fraga.





Como disse o universo de inspiração de Ronaldo Fraga é extenso e não dá pra resumir. Vale a pena estuda-lo em detalhes.
Aprecie um pouco mais:
















3 comentários:

  1. Fiquei deslumbrada com o tapete!! Lindo demais!! Os painéis, as poesias e tudo o mais são cultura pura.
    Espero que sejam preservados.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi prima! fiquei feliz de saber que você também está na blogosfera! Eu também faço parte de um blog da uma passada lá depois nós falamos um pouco sobre moda lá. Que exposição incrível, a visita parece ter sido ótima! beijão! http://empilhandoletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Juh. Poder lhe acompanhar nesta visita foi uma grande alegria. Poder ver tudo através do seu olhar e também ao seu lado foi muito especial. Um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir